A LEGISLAÇÃO COMO FONTE DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

legislação; história da educação; práticas sociais

Resumo

Em geral, legislação é entendida como um conjunto de leis que regem a práxis social. Considerada no senso comum como dura, injusta e intransponível as leis revelam um olhar sobre contextos culturais, históricos e sociais. Para legisladores, as leis são vivas e dinâmicas, estabelecem normas e visam a proteção da sociedade. Neste artigo, objetivamos contribuir com a reflexão acerca do uso da legislação como fonte de pesquisa no campo da História da Educação, apresentando as possíveis articulações e análises por meio da legislação educacional, para tanto desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica subsidiada em livros e artigos, bem como uma pesquisa documental, cujas fontes foram as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Concluímos que a legislação, no âmbito educacional, se configura como um importante campo de pesquisa para se entender o contexto histórico e social de sua produção, bem como revelar as práticas sociais que impulsionaram sua criação e/ou reestruturação.

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Biografia do Autor

Rita Cláudia Batista Ferreira Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Educação/núcleo de pesquisa: Identidades e Memórias (UFPE); Mestre em Educação; Especialista em Educação Física Escolar; Graduada em Educação Física. Professora do Colégio de Aplicação da UFPE. Acumula experiências na educação básica e na formação de professores.

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Publicado

2025-12-18

Como Citar

Batista Ferreira Rodrigues, R. C. (2025). A LEGISLAÇÃO COMO FONTE DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Educação E (Trans)formação, 1(1), 176–191. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6353

Edição

Seção

Artigos