A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA INTERFACE COM A PROFISSIONALIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS

Autores

Palavras-chave:

formação continuada; profissionalidade docente; Produção Científica.

Resumo

a formação continuada tem sido alvo de debates, principalmente após as exigências pós Constituição de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases LDB 9394/96, que preconizam, um profissional de educação com formação adequada para o exercício docente.  Conhecer a produção científica sobre a formação continuada e sua interface com a profissionalidade docente do professor dos anos iniciais. O levantamento resultou na análise de 18 localizadas A maioria das pesquisas destacam as experiências do Pacto Nacional Pela Idade Certa (PNAIC) e revelam a falta de regulamentação nacional quanto às vivências da formação continuada no que diz respeito a locais específicos; carga horária; falta de conexão entre as temáticas e as práticas docentes; ausência de temas emergente e a pouca afetividade entre os formadores e os professores por exemplo quanto tal representação cultural sobre os processos formativos persistirem, pouco avançaremos na constituição de uma profissionalidade docente humanizadora.

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Biografia do Autor

Danielle Cristina Bezerra Santos Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é formadora da Rede Municipal de Ensino do Recife, professora de educação de jovens e adultos da prefeitura da cidade de camaragibe, professora da Prefeitura da Cidade do Recife e técnica pedagógica (formadora) da Prefeitura da Cidade do Recife. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, organizações sociais; educação; estado, ensino fundamental, política de ensino e ensino superior.

Clarissa Martins de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1985), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), Especialização em Sciences de Leducation - Universite Toulouse - Jean Jaurès (1993) , Doutorado em Sciences de Leducation - Universite Toulouse - Jean Jaurès (2000) e Pós-doutorado na Universite Toulouse - Jean Jaurès (2017). Atualmente é Professor Associado 4 do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica, do PPGE, com ênfase em estudos sobre a Educação Inclusiva. Está vinculada ao Grupo Formação de Professor e Profissionalização Docente, DGP/CNPq.

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Publicado

2024-10-09

Como Citar

Cristina Bezerra Santos Soares, D., & Martins de Araújo, C. (2024). A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA INTERFACE COM A PROFISSIONALIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS. Educação E (Trans)formação, 1(1), 176–192. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6999

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Artigos