Breves reflexões no entrelaçamento epistêmico de “O nome da rosa”
Palabras clave:
O nome da rosa, Umberto Eco, Leitura comparada, Entrelaçamento epistêmicoResumen
Este estudo objetiva refletir o entrelaçamento epistêmico de várias áreas do conhecimento presentes no romance O Nome da Rosa, do escritor italiano Umberto Eco. O livro evidencia a relação entre o cinema e a história, a literatura e a história e a literatura com o cinema, considerando ainda, a significativa imersão no âmbito filosófico envolvendo toda a trama. Dessa forma, a análise do presente estudo se torna mais abrangente e apresenta ao leitor uma fonte riquíssima de recursos e conhecimentos no entrelaçamento epistêmico presente no texto de Eco. No desenvolvimento deste estudo é destacado que o romance de Eco é inegavelmente denso, escrito com bastante humor, dando o conhecimento de como era viver em um mosteiro medieval, tendo como temática central a liberdade de estudo, de ensino e da livre circulação do conhecimento. Pode-se dizer então, que o foco central da obra gira em torno do dogmatismo religioso, o qual considerava o conhecimento bastante perigoso. Na conclusão, considera-se o nível de envolvimento do literato com aspectos de distintas áreas do conhecimento, valendo ressaltar, que, o livro faz explicitamente, referência à “arte poética”, obra do filósofo Aristóteles. Diante do exposto, a referida análise é de cunho bibliográfico e teórico suscitando um estudo comparativo entre o texto literário e o texto cinematográfico, envolto de aspectos de outras áreas do conhecimento no entrelaçar da trama literária, a exemplo da relação entre Cinema e História.Descargas
Citas
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