Breves reflexões no entrelaçamento epistêmico de “O nome da rosa”
Palavras-chave:
O nome da rosa, Umberto Eco, Leitura comparada, Entrelaçamento epistêmicoResumo
Este estudo objetiva refletir o entrelaçamento epistêmico de várias áreas do conhecimento presentes no romance O Nome da Rosa, do escritor italiano Umberto Eco. O livro evidencia a relação entre o cinema e a história, a literatura e a história e a literatura com o cinema, considerando ainda, a significativa imersão no âmbito filosófico envolvendo toda a trama. Dessa forma, a análise do presente estudo se torna mais abrangente e apresenta ao leitor uma fonte riquíssima de recursos e conhecimentos no entrelaçamento epistêmico presente no texto de Eco. No desenvolvimento deste estudo é destacado que o romance de Eco é inegavelmente denso, escrito com bastante humor, dando o conhecimento de como era viver em um mosteiro medieval, tendo como temática central a liberdade de estudo, de ensino e da livre circulação do conhecimento. Pode-se dizer então, que o foco central da obra gira em torno do dogmatismo religioso, o qual considerava o conhecimento bastante perigoso. Na conclusão, considera-se o nível de envolvimento do literato com aspectos de distintas áreas do conhecimento, valendo ressaltar, que, o livro faz explicitamente, referência à “arte poética”, obra do filósofo Aristóteles. Diante do exposto, a referida análise é de cunho bibliográfico e teórico suscitando um estudo comparativo entre o texto literário e o texto cinematográfico, envolto de aspectos de outras áreas do conhecimento no entrelaçar da trama literária, a exemplo da relação entre Cinema e História.Downloads
Referências
COSTA, Antônio. Compreender o Cinema. 3. ed. São Paulo: Globo, 2003.
ECO, Umberto. O Nome da Rosa. 9. ed. Tradução de Aurora Bernardini e Homero Freitas de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.
____________. Pós-Escrito ao Nome da Rosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
HOWARD, David. Teoria e Prática do Roteiro. 3a ed. São Paulo: Globo, 2002.
LE GOFF, J. O Riso na Idade Média. In: BREMMER, J.; ROODENBURG, H. (Org.). Uma História Cultural do Humor. Rio de Janeiro: Record, 2000.
PALMA, Glória. Literatura e Cinema: a demanda do Santo Grall e Matrix, Eurico, o Presbítero e a Máscara do Zorro. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
SILVA, Vitor. Teoria da Literatura. 6. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.