PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO DE FÍSICA EM SANTA CATARINA

REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO

Autores/as

Resumen

Resumo: Este artigo visa analisar a proposta curricular do Estado de Santa Catarina para o ensino de Física a partir da pedagogia do imaginário. Buscar visualizar o contexto de escola e currículo escolar, segundo a perspectiva histórico-cultural, que é o aporte teórico-epistemológico da proposta catarinense. Para se alcançar o objetivo geral, delimitou-se um estudo bibliográfico, como método a abordagem qualitativa, cuja natureza é descritiva e o tipo de análise é de conteúdo. Dentre os trabalhos referentes à pedagogia do imaginário foram selecionados os estudos de Durand (1993, 2004 e 2012), Almeida (2005), Ferreira Santos e Almeida (2019), Santa Catarina (2014). Diante dos resultados obtidos, verificou-se similitude em relação à importância da linguagem para o ser humano, e a essencialidade enquanto algo inerente às áreas de conhecimento, significância da questão cultural em ambas as abordagens.   Palavras-chave: Educação. Física. Pedagogia. Imaginário.    

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Biografía del autor/a

Heloisa Juncklaus Preis Moraes, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1999), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atua como docente de graduação do Curso de Comunicação Social (Habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - Linha de Pesquisa "Linguagem e Cultura", ambos na Universidade do Sul de Santa Catarina. Autora do livro "A descoberta e a vivência do virtual: expeirências infantis". Editora da revista Memorare. Também, integrante do Comitê Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PUIC, PIBIC, PIBITI. Líder do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano (https://pesquisa.unisul.br/imaginario). 

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Publicado

2023-05-21

Cómo citar

do Nascimento Rodrigues, V., & Juncklaus Preis Moraes, H. . (2023). PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO DE FÍSICA EM SANTA CATARINA: REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO . Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 9(2), 79–96. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4000