PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO DE FÍSICA EM SANTA CATARINA
REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO
Resumo
Resumo: Este artigo visa analisar a proposta curricular do Estado de Santa Catarina para o ensino de Física a partir da pedagogia do imaginário. Buscar visualizar o contexto de escola e currículo escolar, segundo a perspectiva histórico-cultural, que é o aporte teórico-epistemológico da proposta catarinense. Para se alcançar o objetivo geral, delimitou-se um estudo bibliográfico, como método a abordagem qualitativa, cuja natureza é descritiva e o tipo de análise é de conteúdo. Dentre os trabalhos referentes à pedagogia do imaginário foram selecionados os estudos de Durand (1993, 2004 e 2012), Almeida (2005), Ferreira Santos e Almeida (2019), Santa Catarina (2014). Diante dos resultados obtidos, verificou-se similitude em relação à importância da linguagem para o ser humano, e a essencialidade enquanto algo inerente às áreas de conhecimento, significância da questão cultural em ambas as abordagens. Palavras-chave: Educação. Física. Pedagogia. Imaginário.Downloads
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