Relações Sociais e Epistêmicas da Matriz Curricular da Área de Ciências da Natureza para a Educação de Jovens e Adultos - EJAEM/SE
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Teoria do Código de Legitimação, EspecializaçãoAbstract
Esta pesquisa baseia-se na Teoria do Código de Legitimação (LCT) para entender o processo de circulação e legitimação do discurso na matriz curricular da Educação de Jovens e Adultos do Estado de Sergipe. No processo de circulação do discurso a dimensão da especialização da LCT parte da simples premissa de que as práticas se relacionam a algo e a alguém, ou são orientadas para algo e por alguém. Desse modo, é possível distinguir analiticamente: relações epistêmicas (RE) entre práticas e seu objeto ou foco; e relações sociais (RS) entre práticas e seu sujeito. Deste modo, a análise da matriz curricular do EJAEM se deu com base nas relações epistêmicas e nas relações sociais, para os quais foram determinados códigos de legitimação para explorar os princípios de organização da matriz curricular. Os resultados indicam que a matriz curricular do EJAEM para o Estado de Sergipe além do conhecimento científico também orienta questões relacionadas ao desenvolvimento de valores sociais, emocionais, morais e éticos.Downloads
References
Bernstein, B. (1996). A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle.
Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96. Brasília, Câmara dos Deputados.
Brasil. (2017). Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica.
Brasil. (2018). Resolução CNE-CEB n°3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Brasília: MEC
Brasil. (2021). Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 1, de 28 de maio de 2021. Brasília: Conselho Nacional de Educação.
Freire, P. (2006). Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Ed. 11. Paz e Terra.
Gil, A.C. (2012). Como classificar as pesquisas? Acesso em: http://www.ngd.usc.br/files/2012/04/ric_CLASSIFICAPESQUISAGIL.doc
Kauano, R. V., & Marandino, M. (2022). Paulo Freire na Educação em Ciências Naturais: Tendências e Articulações com a Alfabetização Científica e o Movimento CTSA. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e35064-28. Acesso em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u521548
Lima, M. I., Lucas, L. B., Costa, P. C. F., & Sanzovo, D. T. (2021). Alfabetização científica no contexto da educação de jovens e adultos: uma sequência didática como uma proposta de intervenção pedagógica. Revista Valore, 6, 1308-1320. Acesso em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/download/887/663
Mainardes, J., & Stremel, S. (2010). A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Acesso em: http://ri.uepg.br:8080/riuepg//handle/123456789/243
Maton, K. (2014). Knowledge and knowers: Towards a realist sociology of education. Routledge. Acesso em: https://legitimationcodetheory.com/wp-content/uploads/2018/05/Maton-2014-Ch-1.pdf
Maton, K. (2016) Legitimation Code Theory: Building knowledge about knowledge-building, in K. Maton, S. Hood & S. Shay (eds) Knowledge-building: Educational studies in Legitimation Code Theory. London, Routledge.
Maton, K., & Chen, R. T. H. (2017). Specialization from Legitimation Code Theory: How the basis of achievement shapes student success. Academic Discourse: Systemic functional linguistics and Legitimation Code Theory, London, Routledge. Acesso em: https://learningandteaching-navitas.com/wp-content/uploads/2018/07/2017-Maton-Chen-Specialization-from-LCT.pdf
Nascimento, S. M. D. (2013). Educação de Jovens e Adultos EJA, na visão de Paulo Freire. Monografia de especialização no Programa de Pós-graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Sérgio, H., & Di Pierro, M. C. (2000). Escolarização de jovens e adultos. Revista brasileira de educação, 108-130. Acesso em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200007
Sergipe. (2021a). Currículo do Ensino Médio. Secretaria da Educação de Sergipe.
Sergipe. (2021b). Resolução nº22 de 17 de julho de 2021. Secretaria da Educação do Estado de Sergipe.
Sergipe. (2022a). Guia de Orientações Acerca do Novo Ensino Médio – EJA. Secretaria da Educação do Estado de Sergipe.
Sergipe. (2022b). Caderno de Orientações Complementares – EJA. Secretaria da Educação do Estado de Sergipe.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Mandacaru: Revista de Ensino de Ciências e Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.