Relações Sociais e Epistêmicas da Matriz Curricular da Área de Ciências da Natureza para a Educação de Jovens e Adultos - EJAEM/SE

Autores

  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe
  • Samanta Tauã Torres Mello Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Teoria do Código de Legitimação, Especialização

Resumo

Esta pesquisa baseia-se na Teoria do Código de Legitimação (LCT) para entender o processo de circulação e legitimação do discurso na matriz curricular da Educação de Jovens e Adultos do Estado de Sergipe. No processo de circulação do discurso a dimensão da especialização da LCT parte da simples premissa de que as práticas se relacionam a algo e a alguém, ou são orientadas para algo e por alguém. Desse modo, é possível distinguir analiticamente: relações epistêmicas (RE) entre práticas e seu objeto ou foco; e relações sociais (RS) entre práticas e seu sujeito. Deste modo, a análise da matriz curricular do EJAEM se deu com base nas relações epistêmicas e nas relações sociais, para os quais foram determinados códigos de legitimação para explorar os princípios de organização da matriz curricular. Os resultados indicam que a matriz curricular do EJAEM para o Estado de Sergipe além do conhecimento científico também orienta questões relacionadas ao desenvolvimento de valores sociais, emocionais, morais e éticos. 

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Wartha, E. . J., & Tauã Torres Mello, S. . (2022). Relações Sociais e Epistêmicas da Matriz Curricular da Área de Ciências da Natureza para a Educação de Jovens e Adultos - EJAEM/SE. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 2(1), 78–91. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/5269

Edição

Seção

Temáticas interdisciplinares e contemporâneas