Uma Análise das Representações de Atividades Experimentais com Crianças em um Espaço Não Formal de Ensino

Autores

  • Bruna Adriane Fary Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0002-2382-6572
  • Amanda Carolina Mikos Dangui Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Daiane Cristina Carvalho da Silva Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Experimentação, Educação Infantil, Desenhos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar representações de atividades experimentais com crianças de 4 a 10 anos, em um espaço não formal de ensino, tendo como temática a autonomia e autocuidado, de modo que foram realizadas três atividades experimentais com práticas acerca da produção de perfume de rosas, repelente natural e sabonete. Assim, a coleta de dados partiu de desenhos elaborados pelas crianças, ao final das atividades experimentais, de modo que a análise se baseou nos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin, totalizando cerca de 12 desenhos avaliados, os quais foram enquadrados em 8 categorias e analisados segundo um instrumento analítico, adaptado de Studart. Com isso, foi possível traçar considerações acerca das representações, em forma de desenhos, que demonstraram como as crianças vivenciaram a experimentação enquanto processo de construção da aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e sociocultural, podendo ser os desenhos uma ferramenta de avaliação para profissionais que trabalham nessa área.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Fary, B. A., Mikos Dangui, A. C. ., & Carvalho da Silva, D. C. . (2022). Uma Análise das Representações de Atividades Experimentais com Crianças em um Espaço Não Formal de Ensino. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 2(1), 25–44. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/5414

Edição

Seção

Didática das ciências e da matemática