O Papel das Imagens Fotográficas no Processo de Construção do Conhecimento em Sala de Aula de Química

Tânia Cristina Vargas Sana, Dirceu Donizetti Dias de Souza, Agnaldo Arroio

Resumo


A educação contemporânea brasileira tem sido posta à prova desde as atividades de rotina nas salas de aula até os processos de avaliações nacionais e internacionais. Nestes movimentos argumenta-se a favor de atividades mais dinâmicas, interdisciplinares, contextualizadas e apoiadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Neste sentido este artigo se propõe a apresentar e discutir uma estratégia na qual se articula a produção de imagens fotográficas durante a modelagem física de um aparato escolar científico denominado Pilha de Daniell. Metodologicamente as imagens fotográficas foram analisadas a partir de uma taxonomia adaptada, complementando-se com entrevistas semiestruturadas e questionários. Os resultados indicam que a estratégia proposta aperfeiçoa a compreensão do conteúdo temático, bem como o interesse e a motivação para o trabalho, entretanto, também revela a necessidade de se promover a alfabetização visual nas aulas de Química/Ciências.

Palavras-chave


Educação química. Imagens. Fotografia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Tânia Cristina Vargas Sana, Dirceu Donizetti Dias de Souza, Agnaldo Arroio