Estágio Supervisionado em Ensino de Química

Autores

  • Patrícia Salvador Tessaro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nicole Glock Maceno Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino de Química, Recursos Didáticos, Estágio Supervisionado.

Resumo

Nos cursos de Licenciatura em Química é conferida especial atenção aos estágios por ser uma oportunidade de realização da prática pedagógica e da regência, preparando o estudante para o exercício como docente. Neste texto são abordadas as reflexões realizadas por uma licencianda do curso de Licenciatura em Química acerca do terceiro estágio curricular supervisionado. A partir da elaboração de planos de aulas e da execução dos mesmos, foram considerados vários autores da respectiva área de conhecimento para subsidiar a análise sobre o que foi vivenciado. Foram discutidos, então, dois aspectos: (1) Contexto de realização do estágio e (2) Elaboração e reflexão sobre os recursos didáticos aplicados na regência de Química. Nas aulas, foram desenvolvidos jogos com a função lúdica e educativa, que constituíram-se como recursos didáticos pertinentes para o ensino e avaliação de Química de estudantes do Ensino Médio. Além disso, o desenvolvimento de recursos didáticos mostrou-se relevante para complementar o ensino diante das dificuldades e necessidades identificadas no contexto de realização do estágio. O mesmo permitiu ainda a elaboração e a utilização de propostas de aula, além do desenvolvimento de recursos didáticos que se mostraram relevantes para a superação das dificuldades identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Tessaro, P. S., & Maceno, N. G. (2017). Estágio Supervisionado em Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 32–44. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1313

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa