Estudo da Complexidade de Abordagens Envolvendo Perguntas Formuladas por Estudantes e Professores em Aulas de Química na Educação Básica

Autores

  • Cristiano centeno Specht Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Maurivan Güntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Pergunta em sala de aula, caráter da pergunta, ensino de Química.

Resumo

Esse artigo busca responder à seguinte questão: Como se caracterizam e quais as consequências para a aprendizagem das perguntas elaboradas por professores e estudantes durante as aulas de Química? A pesquisa analisou 814 perguntas de professores e estudantes de duas turmas do ensino médio, que emergiram durante a observação ao longo de 20 aulas de Química, sob o enfoque de sua demanda e do seu caráter. Esses professores participantes pertencem a escolas da região da Costa Doce do Estado do Rio Grande do Sul. Pela análise das informações produzidas, pode-se perceber que as perguntas produzidas pelos professores investigados, bem como de seus estudantes são estritamente informativas, o que revela o interesse de se informar sobre os modelos científicos, revelando um perfil pedagógico que privilegia a simples informação e a reprodução do conhecimento.

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Biografia do Autor

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Cristiano Centeno Specht1, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro1,Maurivan Güntzel Ramos2

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Specht, C. centeno, Ribeiro, M. E. M., & Ramos, M. G. (2017). Estudo da Complexidade de Abordagens Envolvendo Perguntas Formuladas por Estudantes e Professores em Aulas de Química na Educação Básica. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 19–33. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1609

Edição

Seção

Especial EDEQ

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