LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS RELAÇÕES COM A SAÚDE

Autores

  • Rafaela Engers Günzel Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Fernanda Seidel Vorpagel Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Resumo

O meio ambiente é constituído pelas ações de todos os sujeitos da sociedade por meio de um processo constante. Discutir as problemáticas ambientais é de extrema importância e principalmente dentro da escola essa tarefa fica ao encargo da mediação do professor por isso traçamos neste trabalho um esboço sobre uma pesquisa em Livros Didáticos (LD) de Química e apontamos suas possíveis relações com a Educação Ambiental (EA). O trabalho esta embasado na proposta de análise de conteúdo e constitui-se como uma pesquisa qualitativa conforme busca pelo Guia dos Livros Didáticos do Ensino Médio (2015) onde constam 4 coleções do LD de Química para o Ensino Médio. Com o aporte teórico realizamos a identificação dos excertos de EA nos LD, para, sequencialmente discutirmos as possíveis relações com a saúde, apresentando sugestões de inserções como forma de ampliar discussões sobre a temática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Engers Günzel, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Graduanda em Química Licenciatura (UFFS), bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências).

Fernanda Seidel Vorpagel, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Graduanda do curso de Química Licenciatura pela UFFS, Campus Cerro Largo. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora do Curso de Química Licenciatura da UFFS e coordenadora PIBID Química da UFFS, Campus Cerro Largo. Mestre e Doutora em Educação nas Ciências e Especialista em Educação Química, todos pela UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Günzel, R. E., Vorpagel, F. S., & Uhmann, R. I. M. (2019). LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS RELAÇÕES COM A SAÚDE. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 237–251. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1992

Edição

Seção

Especial EDEQ