Produção de Vídeos como Proposta de Abordagem das Normas de Segurança e Atividades Experimentais na Formação Inicial em Química
Palavras-chave:
química experimental, vídeos didáticos, formação inicial em químicaResumo
As disciplinas experimentais no âmbito do curso de Licenciatura em Química são importantes para contribuir na formação dos graduandos quanto aos conhecimentos químicos, bem como nos aspectos de um laboratório químico, relativos às normas de segurança, técnicas de manipulação de instrumentos, preparo de soluções, descarte adequado de resíduos, entre outros. Tendo em vista que muitos discentes enfrentam dificuldades com relação a condutas adequadas de segurança no laboratório e habilidades procedimentais na realização de práticas experimentais foi proposto neste estudo, uma estratégia didática pautada na produção de vídeos pelos estudantes com temas relacionados aos aspectos gerais de um laboratório. Os estudantes foram divididos em grupos, sendo cada um responsável para produzir um vídeo que versasse sobre uma temática apresentada no livro “Manual de Química Experimental”. O vídeo deveria ter um tempo mínimo de cinco minutos e máximo de 10 minutos; deveria haver dinamismo nas informações, uso de imagens, dramatizações e/ou teatro. Foram estabelecidos critérios de análise das apresentações dos vídeos pelos estudantes. Também, eles responderam um questionário sobre suas percepções referentes ao uso de vídeos como possibilidade de aprendizagem. Foi possível verificar que a estratégia didática vivenciada pelos estudantes contribuiu de forma significativa na compreensão dos temas relacionados aos aspectos gerais de um laboratório químico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Barros, I. de C. L., Nascimento, L. A., Santos Neto, S. M. dos, Silva Neto, J. P. da, & Campos, Ângela F. (2021). Produção de Vídeos como Proposta de Abordagem das Normas de Segurança e Atividades Experimentais na Formação Inicial em Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 83–102. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2694
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2020 Ivoneide de Carvalho Lopes Barros, Luanda Alves Nascimento, Severino Marcelino dos Santos Neto, José Paulino da Silva Neto, Ângela Fernandes Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.