O Papel das Imagens Fotográficas no Processo de Construção do Conhecimento em Sala de Aula de Química
Palavras-chave:
Educação química. Imagens. Fotografia.Resumo
A educação contemporânea brasileira tem sido posta à prova desde as atividades de rotina nas salas de aula até os processos de avaliações nacionais e internacionais. Nestes movimentos argumenta-se a favor de atividades mais dinâmicas, interdisciplinares, contextualizadas e apoiadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Neste sentido este artigo se propõe a apresentar e discutir uma estratégia na qual se articula a produção de imagens fotográficas durante a modelagem física de um aparato escolar científico denominado Pilha de Daniell. Metodologicamente as imagens fotográficas foram analisadas a partir de uma taxonomia adaptada, complementando-se com entrevistas semiestruturadas e questionários. Os resultados indicam que a estratégia proposta aperfeiçoa a compreensão do conteúdo temático, bem como o interesse e a motivação para o trabalho, entretanto, também revela a necessidade de se promover a alfabetização visual nas aulas de Química/Ciências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Sana, T. C. V., Souza, D. D. D. de, & Arroio, A. (2017). O Papel das Imagens Fotográficas no Processo de Construção do Conhecimento em Sala de Aula de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 5–17. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1274
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.