Análise crítica dos objetos educacionais digitais de base experimental no ensino de Química
Palavras-chave:
Ensino de ciências, Experimentação no ensino, Objetos de aprendizagemResumo
A era da informática proporcionou a interação de novas ferramentas, de natureza digital, no âmbito escolar de maneira a possibilitar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Essas ferramentas digitais, quando muito bem planejadas e desenvolvidas, podem ser utilizadas como recurso didático no ensino de Ciências, facilitando principalmente o ensino de Química, uma Ciência de base experimental e conceitualmente abstrata. O desenvolvimento dessa pesquisa deu-se a partir da análise qualitativa dessas ferramentas digitais, como os objetos de simulação, com uma visão de explorar o potencial de simulações experimentais. O foco principal foi investigar objetos que apresentassem conteúdos químicos em um viés experimental. Para isso, foi necessária uma busca dos objetos de simulação, nos repositórios nacionais e posteriores análises de caráter conceitual, pedagógico e interativo, na tentativa categorizar os objetos de aprendizagem, de maneira mais específica. Com isso, constatou-se que a maioria dos objetos, encontrados nos repositórios brasileiros, são antigos e não apresentam variedades, principalmente de base experimental. Os objetos encontrados no Banco Internacional de Objetos Educacionais apresentam poucas falhas nos aspectos de interatividade e conceito que podem ser contornadas durante o processo de mediação didática.Downloads
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Publicado
2017-05-27
Como Citar
Figueiredo, D. D. R., & Pinheiro, B. C. S. (2017). Análise crítica dos objetos educacionais digitais de base experimental no ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(1), 69–86. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1358
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
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