Metodologias para o Ensino de Química na modalidade EJA: uma revisão sistemática da literatura
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Ensino e Aprendizagem. Química.Resumo
Pesquisas revelam que o ensino de Química é caracterizado por aulas quase que exclusivamente expositivas, principal característica do ensino tradicional (transmissão-recepção). Esse método ultrapassado afeta além da educação regular, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos a qual possui alunos que não tiveram por algum motivo a oportunidade de acesso ou continuidade dos estudos na idade própria. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo levantar e caracterizar as metodologias de ensino utilizadas na modalidade EJA no período de 2014 a 2018. A pesquisa se caracteriza como uma revisão sistemática da literatura de natureza qualitativa, a qual foram analisadas 16 revistas científicas. Os resultados revelam que foi encontrado oito artigos que trabalham alguma metodologia para o ensino de Química especificamente na modalidade EJA. Notou-se que a maioria dos trabalhos abordam a experimentação como forma de auxiliar a aprendizagem dos educandos. Além disto, ficou evidente a necessidade de a comunidade acadêmica realizar mais estudos neste campo, ampliando o tema em questão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Ramo, L. B. (2019). Metodologias para o Ensino de Química na modalidade EJA: uma revisão sistemática da literatura. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 109–125. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2345
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.