O Lúdico e a Formação de Professores: elaboração e confecção do jogo Mega Senha da Química

Ricardo Silverio Gomes Pinheiro, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Resumo


Este trabalho apresenta a proposta de um jogo chamado Mega Senha da Química, cuja ideia foi apresentada aos alunos de Licenciatura em química durante a disciplina de Oficina Pedagógica II. Esse recurso teve como propósito contribuir na formação inicial de professores da educação básica, através da confecção, teste e discussão do jogo com os alunos de licenciatura, bem como os impactos das regras, do formato da proposta e como isso contribuiu na aprendizagem e na postura enquanto futuro docente.  Esperava-se a reflexão dos licenciandos sobre suas práticas e de seu professor de oficina pedagógica como uma forma de superar a visão positivista de ensino de química. Os resultados mostraram que alguns alunos têm sido capazes de criticar de forma construtiva a proposta apresentada, mas outros ainda precisam de mais estímulos para alcançar um nível de criticidade suficiente para refletir satisfatoriamente sobre as práticas de ensino. Por isso, identificamos dois principais grupos de alunos: aqueles com senso crítico mais desenvolvido e aqueles com senso crítico menos desenvolvido.

 


Palavras-chave


Jogo. Formação de professores. Química

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ricardo Silverio Gomes Pinheiro, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares