"As cores da Química": Uma Proposta para Contextualizar e Introduzir Conhecimentos Químicos no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Contextualização, Projeto de Ensino, Ensino de Química.Resumo
Este trabalho discute os resultados da aplicação de um projeto de ensino intitulado “As cores da Química”, que foi desenvolvido por acadêmicas do curso de licenciatura em Química. O projeto priorizou uma abordagem contextualizada para introduzir conhecimentos químicos no ensino fundamental e configurou-se como um momento oportuno de formação para a docência, no que tange o planejamento e execução de uma proposta alternativa de ensino, que se opõe ao paradigma tradicional e busca dar significado aos conhecimentos científicos por meio de uma temática cotidiana. Os pigmentos e as tintas permitiram abordar diversos conteúdos químicos, tais como substâncias simples e compostas, reações químicas e solubilidade. Os resultados da aplicação denotam o potencial da temática escolhida para a construção de conhecimentos químicos, bem como para o desenvolvimento do interesse e motivação dos alunos em aprender sobre química.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Ceregatti, T., Nack, F. C., Araújo, L. de, & Oliveira, B. R. M. (2017). "As cores da Química": Uma Proposta para Contextualizar e Introduzir Conhecimentos Químicos no Ensino Fundamental. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 115–128. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1617
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.