O jogo para repensar conceitos de equilíbrio químico na percepção dos pibidianos – limites e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

PIBID, Equilíbrio Químico, Jogo

Resumo

Esse trabalho relata a experiência de um jogo didático sobre equilíbrio químico desenvolvido pelo PIBID da Universidade Federal do ABC, subgrupo de química, e aplicado para as turmas de 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas participantes do programa. Com a atividade proposta, foram levantadas as percepções de cinco pibidianos quanto aos limites e possibilidades que a aplicação do jogo trouxe para a compreensão do conteúdo proposto. Por meio das respostas, notou-se que com o jogo foi possível retomar o conteúdo aprendido, visto que os alunos se sentiam mais motivados a realizar os exercícios propostos devido a dinâmica do jogo e possibilitou a compreensão de conceitos. Os resultados apontam também para limitações, já que pode haver a ruptura do equilíbrio lúdico-educativo, com alguns alunos centralizando suas atenções na memorização. Com o trabalho desenvolvido, os pibidianos puderam verificar a importância da mediação no processo e a necessidade da constante otimização na utilização dessa ferramenta didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mélori dos Santos Garcia, Universidade Federal do ABC

Graduanda UFABC

Bruna Oliveira de Siqueira, Universidade Federal do ABC

Graduanda UFABC

Maisa Helena Altarugio, Universidade Federal do ABC

Licenciatura de Química

Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

Licenciatura de Química

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Garcia, M. dos S., Siqueira, B. O. de, Altarugio, M. H., & Locatelli, S. W. (2021). O jogo para repensar conceitos de equilíbrio químico na percepção dos pibidianos – limites e possibilidades. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 273–281. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2496

Edição

Seção

Especial - JALEQUIM