O jogo para repensar conceitos de equilíbrio químico na percepção dos pibidianos – limites e possibilidades

Mélori dos Santos Garcia, Bruna Oliveira de Siqueira, Maisa Helena Altarugio, Solange Wagner Locatelli

Resumo


Esse trabalho relata a experiência de um jogo didático sobre equilíbrio químico desenvolvido pelo PIBID da Universidade Federal do ABC, subgrupo de química, e aplicado para as turmas de 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas participantes do programa. Com a atividade proposta, foram levantadas as percepções de cinco pibidianos quanto aos limites e possibilidades que a aplicação do jogo trouxe para a compreensão do conteúdo proposto. Por meio das respostas, notou-se que com o jogo foi possível retomar o conteúdo aprendido, visto que os alunos se sentiam mais motivados a realizar os exercícios propostos devido a dinâmica do jogo e possibilitou a compreensão de conceitos. Os resultados apontam também para limitações, já que pode haver a ruptura do equilíbrio lúdico-educativo, com alguns alunos centralizando suas atenções na memorização. Com o trabalho desenvolvido, os pibidianos puderam verificar a importância da mediação no processo e a necessidade da constante otimização na utilização dessa ferramenta didática.


Palavras-chave


PIBID; Equilíbrio Químico; Jogo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Mélori dos Santos Garcia, Bruna Oliveira de Siqueira, Maisa Helena Altarugio, Solange Wagner Locatelli