O jogo para repensar conceitos de equilíbrio químico na percepção dos pibidianos – limites e possibilidades
Palavras-chave:
PIBID, Equilíbrio Químico, JogoResumo
Esse trabalho relata a experiência de um jogo didático sobre equilíbrio químico desenvolvido pelo PIBID da Universidade Federal do ABC, subgrupo de química, e aplicado para as turmas de 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas participantes do programa. Com a atividade proposta, foram levantadas as percepções de cinco pibidianos quanto aos limites e possibilidades que a aplicação do jogo trouxe para a compreensão do conteúdo proposto. Por meio das respostas, notou-se que com o jogo foi possível retomar o conteúdo aprendido, visto que os alunos se sentiam mais motivados a realizar os exercícios propostos devido a dinâmica do jogo e possibilitou a compreensão de conceitos. Os resultados apontam também para limitações, já que pode haver a ruptura do equilíbrio lúdico-educativo, com alguns alunos centralizando suas atenções na memorização. Com o trabalho desenvolvido, os pibidianos puderam verificar a importância da mediação no processo e a necessidade da constante otimização na utilização dessa ferramenta didática.Downloads
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Publicado
2021-08-05
Como Citar
Garcia, M. dos S., Siqueira, B. O. de, Altarugio, M. H., & Locatelli, S. W. (2021). O jogo para repensar conceitos de equilíbrio químico na percepção dos pibidianos – limites e possibilidades. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 273–281. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2496
Edição
Seção
Especial - JALEQUIM
Licença
Copyright (c) 2020 Mélori dos Santos Garcia, Bruna Oliveira de Siqueira, Maisa Helena Altarugio, Solange Wagner Locatelli
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