Concepções sobre Ludicidade: Um Estudo e uma Proposta para a Formação Inicial de Professores de Química

Autores

  • Eliane Cristina Couto de Lima Universidade Federal do ABC
  • Maisa Helena Altarugio Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Atividades lúdicas, Formação de professores, Concepções.

Resumo

Compreender a complexidade do fenômeno educativo e no seu cerne a questão da formação e do desenvolvimento profissional do professor, através de uma abordagem reflexiva, são questões que se impõem como forma de superação de modelos baseados na racionalidade técnica, que acreditam que a técnica pode dar conta do processo, no entanto, a prática é que pode levar ao sucesso. Desta forma, por ser o desenvolvimento profissional um processo, e por sinal, a categoria principal explorada neste estudo, procuramos identificar seus momentos marcantes, através da apreensão das concepções/crenças dos professores sobre o uso de atividades lúdicas em sala de aula, na convicção de que estas, ao serem construídas e resignificadas, vão sinalizando mudança acerca do ensino e do ser professor, demarcando, pois, as etapas do processo de desenvolvimento da profissionalização docente. O processo de construção e aplicação de jogos para o ensino de Química, permitiu perceber um movimento e um dinamismo com relação às concepções sobre o lúdico, à medida em que as atividades foram ganhando um aprofundamento e uma reflexão maiores.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Lima, E. C. C. de, & Altarugio, M. H. (2017). Concepções sobre Ludicidade: Um Estudo e uma Proposta para a Formação Inicial de Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 30–38. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1295

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa