Aplicação do modelo híbrido de rotação por estações no ensino de química
Palavras-chave:
Ensino Híbrido. Rotação por estações. Ensino de QuímicaResumo
Este trabalho apresenta os resultados da aplicação do modelo híbrido de rotações por estações na disciplina de Química no Ensino Médio em uma escola de rede privada na cidade de João Pessoa-PB. O ensino híbrido é caracterizado pela união do ensino tradicional com o ensino on-line. Uma de suas modalidades é a rotação por estações, onde os estudantes rotacionam através das estações, sem ordem definida, com um horário fixo, na qual pelo menos uma das estações é on-line. Ao final todos os estudantes devem ter rotacionado por todas as estações propostas e adquirido os mesmos conhecimentos, independente por qual estação iniciou. Desse modo, a metodologia consistiu na elaboração de três estações para aprendizagem do conteúdo de reações de combustão, aquecimento global e efeito estufa. As estações consistiram em uma estação on-line, uma textual e uma experimental e ao final os alunos responderam um exercício de avaliação, assim como também avaliaram a metodologia proposta através de um questionário. Com relação ao exercício avaliativo dos conteúdos, a maioria dos estudantes acertou todas as questões propostas. Sobre a metodologia proposta, pode-se concluir que o modelo de rotação por estações no âmbito da disciplina de Química foi majoritariamente aceito pelos estudantes avaliados, sendo classificado como excelente/ótimo pelos participantes.Downloads
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Publicado
2021-08-05
Como Citar
Lima-Junior, C. G., Oliveira, N. L., Barbosa, A. C. R., & Lima Junior, A. B. (2021). Aplicação do modelo híbrido de rotação por estações no ensino de química. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 133–162. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2862
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2020 Claudio Gabriel Lima-Junior, Nayara Lima Oliveira, Ana Cláudia Reis Barbosa, Afonso Barbosa Lima Junior
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