Elaboração e Validação de Jogos Didáticos Propostos por Estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Jose Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rafael Branco da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Cláudia Thamires da Silva Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Joseane da Conceição Soares da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Jogos Didáticos, Elaboração e Validação, Ensino de Química.

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre jogos didáticos no ensino da química, cujo o objetivo foi analisar o processo de construção, validação e aplicação de jogos didáticos de química, propostos por estudantes do Ensino Médio, após a realização de uma oficina de direcionamento na temática. A pesquisa foi realizada em uma escola na cidade de Serra Talhada, sertão de Pernambuco, e apresenta percurso metodológico dividido em três etapas: elaboração de jogos didáticos por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, validação dos jogos usando categorias apresentadas na literatura e aplicação dos jogos validados em uma turma do Segundo ano do Ensino Médio da mesma escola. Para coleta dos dados utilizamos a observação da intervenção e entrevista semiestruturada com a professora das turmas. Os jogos produzidos foram na maioria validados, tiveram bom desempenho na intervenção e foram aprovados pela professora entrevistada, o que entendemos como indicativo da potencialidade dessa estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Simões Neto, J. E., Silva, R. B. da, Alves, C. T. da S., & Silva, J. da C. S. da. (2017). Elaboração e Validação de Jogos Didáticos Propostos por Estudantes do Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 47–54. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1297

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2