A Disciplina de Monografia como Espaço Coletivo de Produção de Experiências Sobre ser Professor/Pesquisador

Vivian dos Santos Calixto, Maria do Carmo Galiazzi

Resumo


Abordaremos ao longo do texto compreensões advindas de uma pesquisa que investigou a constituição de licenciandos como professores/pesquisadores na disciplina de Monografia no Curso de Química - Licenciatura. Analisamos os diários de pesquisa produzidos na disciplina via Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007). Da análise emergiram três categorias, apresenta-se a categoria intitulada “Uma Comunidade Aprendente sobre fazer pesquisa em Educação Química”. Pode-se compreender que a constituição do professor/pesquisador na disciplina é fundamentada pelo trabalho coletivo, por espaços de diálogo, na interação com a escola e na compreensão de aprendizagem e pesquisa a partir da prática.

Palavras-chave


Monografia; Professor/Pesquisador; Educação Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Vivian dos Santos Calixto, Maria do Carmo Galiazzi