Elaboração e Validação de Jogos Didáticos Propostos por Estudantes do Ensino Médio
Palavras-chave:
Jogos Didáticos, Elaboração e Validação, Ensino de Química.Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre jogos didáticos no ensino da química, cujo o objetivo foi analisar o processo de construção, validação e aplicação de jogos didáticos de química, propostos por estudantes do Ensino Médio, após a realização de uma oficina de direcionamento na temática. A pesquisa foi realizada em uma escola na cidade de Serra Talhada, sertão de Pernambuco, e apresenta percurso metodológico dividido em três etapas: elaboração de jogos didáticos por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, validação dos jogos usando categorias apresentadas na literatura e aplicação dos jogos validados em uma turma do Segundo ano do Ensino Médio da mesma escola. Para coleta dos dados utilizamos a observação da intervenção e entrevista semiestruturada com a professora das turmas. Os jogos produzidos foram na maioria validados, tiveram bom desempenho na intervenção e foram aprovados pela professora entrevistada, o que entendemos como indicativo da potencialidade dessa estratégia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Simões Neto, J. E., Silva, R. B. da, Alves, C. T. da S., & Silva, J. da C. S. da. (2017). Elaboração e Validação de Jogos Didáticos Propostos por Estudantes do Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 47–54. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1297
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.