A Ciência Química na Percepção de Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Ana Rutz Devantier Reinke, Fábio André Sangiogo

Resumo


Com base na compreensão de que o conhecimento científico deve permear os níveis da Educação Básica e que a área de Ciência da Natureza contempla conhecimentos específicos da Química, o objetivo deste trabalho é identificar e discutir o que e como estudantes do 6º ao 9º ano de uma Escola Estadual de Pelotas/RS entendem por Química. A pesquisa partiu de questionários respondidos pelos estudantes e analisados com base na análise de conteúdo.
Como resultados podemos afirmar que os estudantes participantes da pesquisa: identificam (ou não) a Química no seu cotidiano; expressam visões caricatas que permeiam a mídia; relacionam a Química como uma disciplina, com conteúdos, práticas experimentais e práticas específicas. Essas visões de Ciência e relações sobre a Química possibilitam traçar estratégias de ensino, que visam discutir essas percepções prévias e assim facilitar a construção de novos conhecimentos a serem trabalhados na escola.


Palavras-chave


Ensino de Ciências, Química no ensino fundamental, visão de Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Ana Rutz Devantier Reinke, Fábio André Sangiogo