TAPEQUIM: Uma Tabela Periódica que Contribui para o Ensino de Radioisótopos Naturais na Perspectiva de uma Aprendizagem Significativa Crítica

Autores

  • Claudineide Maria Lina de Santana
  • Bruna de Oliveira Silva Rodrigues Programa de Pós Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco e Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste.
  • Fabiana da Silva Aquino
  • Elvis Joacir de França Programa de Pós Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco e Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste.
  • Kátia Aparecida da Silva Aquino Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Tabela Periódica., Competências e Habilidades., Aprendizagem Significativa.

Resumo

Pensando numa alternativa para um ensino mais dinâmico sobre a tabela periódica, desenvolveu-se a ferramenta TAPEQUIM - Tabela Periódica dos Elementos Químicos. A TAPEQUIM se trata de uma tabela periódica que tem como objetivo possibilitar aos professores e estudantes a utilização de uma ferramenta tecnológica com mobilidade e que promova a interação entre a química, a tecnologia e a sociedade. Além disso, possa também contribuir para a promoção de uma Aprendizagem Significativa Crítica e para o desenvolvimento de competências e habilidades no Ensino Médio. O diferencial desta tabela em relação a outras já existentes na internet consiste no fato de ela apresentar os isótopos e radioisótopos de cada elemento químico, suas aplicações, além de notícias referentes a eles. Os resultados obtidos com o uso da TAPEQUIM na sala de aula apontaram a contribuição da mesma na construção de um conhecimento significativo crítico e principalmente na desconstrução de ideias equivocadas com relação à radioatividade através das reflexões feitas pelos estudantes.  

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Santana, C. M. L. de, Rodrigues, B. de O. S., Aquino, F. da S., França, E. J. de, & Aquino, K. A. da S. (2021). TAPEQUIM: Uma Tabela Periódica que Contribui para o Ensino de Radioisótopos Naturais na Perspectiva de uma Aprendizagem Significativa Crítica. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(3), 74–88. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3882

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química