Estudo do Favorecimento da Aprendizagem Significativa a partir da Metodologia CTSA

Autores

  • Vinícius Wellington dos Santos de Souza Universidade Estadual de Campinas
  • Vanessa Bolzan Rodrigues Universidade Federal de São Carlos
  • Luiz Henrique Ferreira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4824

Palavras-chave:

Metodologia CTSA, Aprendizagem Significativa, Notícias de Jornais

Resumo

A metodologia CTSA surge da necessidade de novas metodologias que podem ser trabalhadas em sala de aula em contraponto ao ensino tradicional de Química. Nela envolve-se o conteúdo químico, tecnologia, sociedade e meio ambiente, o que pode facilitar o entendimento da inter-relação da Química com a sociedade. A aprendizagem pode ocorrer de diversas formas, entre elas, destaca-se a aprendizagem significativa onde não há a memorização do conteúdo estudado. Este trabalho teve como objetivo o estudo do favorecimento da aprendizagem significativa a partir da metodologia CTSA, envolvendo o conteúdo de substância pura e misturas. Foi realizada uma aula com a metodologia CTSA utilizando notícias de jornais para discussão do acidente de Mariana - MG e posteriormente uma avaliação com exercícios que não abordavam a atividade desenvolvida, somente falavam sobre conteúdo específico. Há indícios de que esta aprendizagem significativa foi favorecida devido ao fato dos alunos, mesmo não apresentando domínio total dos termos químicos, conseguirem realizar ligações entre os conteúdos aprendidos em suas aulas de Química nas questões de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agra, Glenda., Formiga, Nilton. S., Oliveira, Patrícia. S., Costa, Marta. M. L., Fernandes, Maria. G. M., Nóbrega, Maria. M. L. (2019). Análise do conceito de Aprendizagem Significativa à luz da Teoria de Ausubel. Revista Brasileira de Enfermagem, 72(1), 258–265. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000100248&lang=pt. Acessado em 13 de Dezembro de 2021.

Aikenhead, Glen. S. (2009). Educação científica para todos. Lisboa: Edições Pedago

Anastasiou, Léa. das G. C., Alves, L. P. (2009). Processo de Ensinagem da Univerisidade. Brasil: Univille. Recuperado de https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3203177/mod_resource/content/2/Anastasiou%20e%20Alves.pdf. Acessado em 13 de Dezembro de 2021

Base Nacional Comum Curricular. (2017). Brasília. Recuperado em 06 de Dezembro de 2021 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acessado em 13 de Dezembro de 2021

Borges, Camila. O., Borges, Ana. P. A., Santos, Dayane. G., Marciano, Eloah. P., Brito, Lya. C. C., Carneiro, Glauce. M. B., Nunes, Simara. M. T. (2010). Vantagens da Utilização do Ensino CTSA Aplicado à Atividades Extraclasse. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). 2010. 1-10. Recuperado de http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0277-1.pdf. Acessado em 14 de Dezembro de 2021

Brum, Wanderley. P. (2014). Aprendizagem Significativa: Revisão Teórica E Apresentação De Um Instrumento Para Aplicação Em Sala De Aula. Itinerarius Reflectionis, 2(15). Recuperado de https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.27795. Acessado em 13 de Dezembro de 2021

Catanho, Marciana., Gois, J. (2017). Motivação e Ensino de Química no Ensino Médio. Anais Do XI Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1–10.

Conceição, Marnise. de A. N. da, Merquior, Douglas. M. (2018). Uso de Notícias de Jornal nas Aulas de Química do Ensino Médio. Revista de Educação Ciências e Matemática, 8(1), 4–15. Recuperado de https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/354589/mod_resource/content/1/ATIVIDADE%202.pdf. Acessado em 13 de Dezembro de 2021.

Currículo Paulista Etapa Ensino Médio. (2020). São Paulo. Recuperado em 06 de dezembro de 2021 https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURRÍCULO PAULISTA etapa Ensino Médio.pdf. Acessado em 13 de Dezembro de 2021.

Gallagher, James. (2020). 10 anos em 10 meses: como cientistas de Oxford criaram em tempo recorde um novo modelo de vacina contra o coronavírus. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55049893. Acessado em 14 de Dezembro de 2021.

Giffoni, Joel. S., Barroso, Maria. C. S., Sampaio, Caroline. G. (2020). Aprendizagem significativa no ensino de Química: uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade. Research, Society and Development, 9(6), 1–14. Recuperado de https://doi.org/http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3416. Acessado em 13 de Dezembro de 2021.

Lima, José. O. G. (2012). Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, 12(136), 95–101. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15092. Acessado em 13 de Dezembro de 2021.

Marques, Fabrício. (2016, agosto). Os impactos do investimento. Revista Pesquisa Fapesp. Recuperado de https://revistapesquisa.fapesp.br/os-impactos-do-investimento/. Acessado em 14 de Dezembro de 2021.

Moreira, Marco. A.(2006). A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasil: Brasília: Editora Universidade de Brasília. Recuperado de https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/04/a_teoria_da_aprendizagem_significativa.pdf. Acessado em 14 de Dezembro de 2021

Mota, C. V. (2017, 5 de novembro). Após dois anos, impacto ambiental do desastre em Mariana ainda não é totalmente conhecido. BBC Brasil. Recuperado de https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41873660. Acessado em 14 de Dezembro de 2021

Niezer, Tânia., Silveira, Rosemari. C. F. M., Sauer, Elenise. (2016). Ensino de soluções químicas por meio do enfoque ciência-tecnologia-sociedade. REEC: Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, 15(3), 428–449. Recuperado de http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen15/REEC_15_3_7_ex921.pdf. Acessado em 14 de Dezembro de 2021.

Pelizzari, Ariana., Kriegl, Maria. L., Baron, Márcia. P., Finck, Nelcy. T. L., Dorocinsk, Solange. (2002). Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Rev. PEC, 2(1), 37–42. Recuperado de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf. Acessado em 15 de Novembro de 2021.

Pinheiro, Nilcéia. A. M. (2005). Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático (Tese de doutorado, Univerisidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC) Recuperado de http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101921. Acessado em 14 de Dezembro de 2021.

Reis, Pedro. G. R. dos. (2004). Controvérsias sociocientíficas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de ciências da Terra e da vida (Tese de Doutorado, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal). Recuperado de http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3109/1/ulsd046398_td_Pedro_Reis.pdf

Rocha, Irany. G. da R., Barbosa, Joseane. T., Araújo, Letícia. A. de, Araújo, Lidiane. G. de., Silva, Thiago. Silva da. (2015). O Ensino De Química E a Abordagem CTSA?: Uma Análise Das Concepções Prévias Dos Estudantes . II Congresso Nacional de Educação, 2015, 1-10. Recuperado de https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16422. Acessado em 14 de Dezembro de 2021.

Rogers, Carl. R. (1997.). Torna-se Pessoa. Brasil: WMF Martins Fontes. Recuperado de https://psicologadrumond.files.wordpress.com/2013/08/tornar-se-pessoa-carl-rogers.pdf. Acessado em 14 de Dezembro de 2021.

Roque, Nídia. F., Silva, José. L. P. B. (2008). A linguagem química e o ensino da química orgânica. Química Nova, 31(4), 921–923. Recuperdo de https://doi.org/10.1590/s0100-40422008000400034. Acessado em 13 de Dezembro de 2021

Salvador, César. C., Alemany, Isabel. G., Martí, Eduard., Majós, Teresa. M., Goñi, Javier. O., Gallart, Isabel. S., Giménez, Enric. V. (2000). Psicologia do Ensino. Brasil: Artes Médical Sul.

Santos, Wildson. L. P. S., Mortimer, Eduardo. F. (2002). Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Uma Análise de Pressupostos Teóricos Da Abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) No Contexto Da Educação Brasileira, 2(2), 110–132. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/epec/v2n2/1983-2117-epec-2-02-00110.pdf. Acessado em 13 de Dezembro de 2021.

Schnetzler, Roseli. P., Aragão, Rosália. M. R. (1995). Importância, sentido e contribuções da pesquisa no ensino de Química. Química Nova Na Escola, 1, 1-5. Recuperado de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/pesquisa.pdf. Acessado em 13 de Dezembro de 2021.

Wartha, Edson. J., Silva, Erivanildo. L., Bejarano, Nelson. R. R. (2013). Cotidiano e contextualização no ensino de Química. Química Nova Na Escola, 35(2), 84–91. Recuperado de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf. Acessado em 13 de Dezembro de 2021.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

Wellington dos Santos de Souza, V., Bolzan Rodrigues , V., & Henrique Ferreira , L. (2022). Estudo do Favorecimento da Aprendizagem Significativa a partir da Metodologia CTSA. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(2), 118–132. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4824