Sala de Aula Invertida no Ensino de Química: Planejamento, Aplicação e Avaliação no Ensino Médio

Autores

  • Cláudio Gabriel Lima-Júnior Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda Meira de Araújo Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Nayara de Lima Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Gilmar Feliciano dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • José Maurício A. Monteiro-Júnior Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Química, Ensino Médio.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da aplicação do modelo de sala de aula invertida na disciplina de Química com alunos do 3° ano do ensino médio. Foram preparados vídeo-aulas, quizzes e foi utilizada uma ferramenta wiki como ambiente virtual de aprendizagem. Durante a aplicação da metodologia, o conteúdo de Radioatividade foi abordado e os momentos presenciais foram utilizados para realização de resolução de questões e discussões. Questionários e um quizz foram aplicados com objetivo de avaliar a satisfação dos alunos em relação à metodologia vivenciada. Foi observado que a maioria dos alunos aprovou o método de sala de aula invertida, assim como o ambiente virtual de aprendizagem utilizado. A argumentação crítica, como também o raciocínio lógico mais aguçado e a superação das dificuldades relativas ao conteúdo foram observados e constituem evidências da contribuição do modelo de sala de aula invertida para a aprendizagem e desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Lima-Júnior, C. G., Cavalcante, A. M. de A., Oliveira, N. de L., Santos, G. F. dos, & Monteiro-Júnior, J. M. A. (2017). Sala de Aula Invertida no Ensino de Química: Planejamento, Aplicação e Avaliação no Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2), 119–145. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1787

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)