Sala de Aula Invertida no Ensino de Química: Planejamento, Aplicação e Avaliação no Ensino Médio

Cláudio Gabriel Lima-Júnior, Amanda Meira de Araújo Cavalcante, Nayara de Lima Oliveira, Gilmar Feliciano dos Santos, José Maurício A. Monteiro-Júnior

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados da aplicação do modelo de sala de aula invertida na disciplina de Química com alunos do 3° ano do ensino médio. Foram preparados vídeo-aulas, quizzes e foi utilizada uma ferramenta wiki como ambiente virtual de aprendizagem. Durante a aplicação da metodologia, o conteúdo de Radioatividade foi abordado e os momentos presenciais foram utilizados para realização de resolução de questões e discussões. Questionários e um quizz foram aplicados com objetivo de avaliar a satisfação dos alunos em relação à metodologia vivenciada. Foi observado que a maioria dos alunos aprovou o método de sala de aula invertida, assim como o ambiente virtual de aprendizagem utilizado. A argumentação crítica, como também o raciocínio lógico mais aguçado e a superação das dificuldades relativas ao conteúdo foram observados e constituem evidências da contribuição do modelo de sala de aula invertida para a aprendizagem e desenvolvimento da autonomia dos alunos.


Palavras-chave


Sala de aula invertida, Química, Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cláudio Gabriel Lima-Júnior, Amanda Meira de Araújo Cavalcante, Nayara de Lima Oliveira, Gilmar Feliciano dos Santos, José Maurício A. Monteiro-Júnior