Sala de Aula Invertida no Ensino de Química: Planejamento, Aplicação e Avaliação no Ensino Médio
Palavras-chave:
Sala de aula invertida, Química, Ensino Médio.Resumo
O presente artigo apresenta os resultados da aplicação do modelo de sala de aula invertida na disciplina de Química com alunos do 3° ano do ensino médio. Foram preparados vídeo-aulas, quizzes e foi utilizada uma ferramenta wiki como ambiente virtual de aprendizagem. Durante a aplicação da metodologia, o conteúdo de Radioatividade foi abordado e os momentos presenciais foram utilizados para realização de resolução de questões e discussões. Questionários e um quizz foram aplicados com objetivo de avaliar a satisfação dos alunos em relação à metodologia vivenciada. Foi observado que a maioria dos alunos aprovou o método de sala de aula invertida, assim como o ambiente virtual de aprendizagem utilizado. A argumentação crítica, como também o raciocínio lógico mais aguçado e a superação das dificuldades relativas ao conteúdo foram observados e constituem evidências da contribuição do modelo de sala de aula invertida para a aprendizagem e desenvolvimento da autonomia dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-31
Como Citar
Lima-Júnior, C. G., Cavalcante, A. M. de A., Oliveira, N. de L., Santos, G. F. dos, & Monteiro-Júnior, J. M. A. (2017). Sala de Aula Invertida no Ensino de Química: Planejamento, Aplicação e Avaliação no Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2), 119–145. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1787
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.