Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química Através da Temática Extração de Óleo Essencial do Cravo-da-Índia

Autores

  • Diego Marlon Santos Universidade Estadual de Maringá - UEM http://orcid.org/0000-0002-8469-5473
  • Beatriz Hass Delamuta Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Ensino de Química, Química Orgânica, Óleos Essenciais.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi a proposição de novas alternativas para discutir o conteúdo de Química Orgânica no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa que se insere numa abordagem qualitativa da pesquisa-ação, em que foi elaborado um roteiro de estudo se baseando na experiência da extração de óleos essenciais. Assim, testes laboratoriais foram realizados preliminarmente, permitindo então a aplicação de tais atividades em sala de aula. Após a realização das práticas experimentais, modelos químicos estruturais envolvidos no processo foram explorados através da atividade proposta.  A Química como as demais disciplinas do currículo do Ensino Médio é uma área de ensino que necessita da contextualização na discussão dos conteúdos trabalhados durante as aulas, pois o atual sistema de ensino apresenta obstáculos que precisam ser transpostos se realmente queremos construir um espaço escolar com novas metodologias que articulem teoria e prática. O presente trabalho nos traz discussões sobre os conteúdos de funções orgânicas, como a extração de óleo essencial do cravo-da-índia, durante as aulas de química das terceiras séries, com um grupo de 60 alunos que fazem parte do 3ºA (31 alunos) e 3ºB (29 alunos) do Ensino Médio de uma escola pública situada no município de Paranavaí- Pr. O método utilizado abordou a extração de óleos essenciais, produção de perfumes e aromaterapia. A aula decorreu de maneira agradável, atraindo os alunos e contextualizando o assunto abordado, além de auxiliar para a formação social dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Marlon Santos, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (2018), Mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (2016), Especialista em Informática Instrumental Aplicada à Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018), Especialista em Gestão Ambiental em Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), Especialista em Docência do Ensino Superior: métodos e práticas educativas pela Universidade Paranaense (2007), Especialista em Meio Ambiente com ênfase em Química Ambiental pela Universidade Paranaense (2007), Graduação em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Paranaense (2005). Atualmente é professor do Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro - EFMP, ministrando aulas na Educação Profissional, no curso Técnico em Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Formação de Professores, Ensino de Química, Ensino Profissionalizante e Informática Aplicada à Educação.

Beatriz Hass Delamuta, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação para a Ciência na Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio. Pós Graduada em Docência na Educação Superior na Universidade Estadual de Londrina. Pós Graduada em Ensino e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrina (2017). Possui graduação em Química - Licenciatura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrina (2015). Possui experiência na área de ensino de Química. Participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID (2014-2015). Experiência na área de avaliação da aprendizagem. Participação no projeto de iniciação científica: Avaliação da aprendizagem em ensino de ciências da natureza e matemática (2013-2014). Experiência na área de genética da carne de peru. Participação no projeto: Bem estar das aves e a Qualidade da Carne: Manejo Pré Abate e Caracterização dos Parâmetros Bioquímicos e Genéticos da Síndrome do Estresse dos Perus (2011-2012).

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru, Brasil (2009), mestre em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo - USP/SP (2001), graduação em Química (Licenciatura) pela APEC/Presidente Prudente e Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Estágio pós-doutoral/CAPES, realizado em parceria Universidade Federal de Sergipe e Universidade de Aveiro/Portugal (2016). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Química. Tem experiência na área de Ensino de Química. Participa do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática com orientação (mestrado e doutorado), atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores e Epistemologia.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Santos, D. M., Delamuta, B. H., & Kiouranis, N. M. M. (2021). Uma Abordagem Experimental para o Ensino de Química Através da Temática Extração de Óleo Essencial do Cravo-da-Índia. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 70–82. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2639

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química