A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade Enfatizada na Temática Ligações Químicas: Uma Análise em Livros de Química do Ensino Médio

Isis Lidiane Norato de Souza, Leonir Lorenzetti, Joanez Aparecida Aires

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar se a abordagem CTS está presente nos livros didáticos de Química do Ensino Médio, no conteúdo Ligações Químicas. Para a constituição dos dados foram analisados os livros didáticos de Química selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, especificamente nos capítulos de ligações químicas, utilizando como critérios de análise os indicadores do Guia do Livro Didático de Química que fizessem menção aos pressupostos da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esses pressupostos orientam que o Ensino de Química deve contribuir com a formação de sujeitos críticos, participantes na sociedade, com capacidade para perceber as interações  entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, assumindo opiniões diante de questões que exijam compromissos éticos, e, assim, sejam capazes de transformar a realidade onde vivem, sendo que estes elementos devem ser evidenciados no livro didático. Observamos que os livros didáticos analisados possuem uma tendência de ensino tradicional de ciências. Assim, considera-se que o ensino das ligações químicas é estruturado por meio de conteúdos químicos e não tendo por base os pressupostos CTS. Das seis coleções analisadas, apenas uma apresenta o conteúdo de ligações químicas abordado por meio CTS.


Palavras-chave


Ligações Químicas 1. CTS 2. Livro Didático 3. PNLD 2018 4.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Isis Lidiane Norato de Souza, Leonir Lorenzetti, Joanez Aparecida Aires