Ensino e Aprendizagem de Geometria Molecular: Uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5338Palavras-chave:
Erros conceituais, Estratégias didáticas, Habilidades espaciais, Geometria molecularResumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar estudos teóricos e empíricos acerca da aprendizagem de geometria molecular, identificando evidências científicas e possíveis lacunas para direcionar futuras pesquisas. Conduziu-se uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão sistemática da literatura, analisando-se 46 estudos teóricos e empíricos extraídos de diretórios de busca nacionais e internacionais. Quatro linhas de investigação principais foram identificadas – habilidades espaciais, relação estrutura-propriedade, diagnóstico de erros conceituais, estratégias didáticas – para caracterizar as discussões atuais em torno do tema. As lacunas existentes se relacionam com limitações na abordagem quanto à: (1) relação da questão da visualização em química com o desenvolvimento de habilidades espaciais; (2) identificação de erros conceituais relacionados não só a conceitos de geometria molecular, mas à questão da espacialidade; (3) perspectiva de professores de química acerca do ensino e aprendizagem de geometria molecular. As lacunas apontadas oferecem perspectivas aos leitores para que novas pesquisas sejam conduzidas visando uma melhor compreensão de diferentes aspectos da aprendizagem de geometria molecular.Downloads
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