A Trajetória Formativa de IDs em um Subprojeto PIBID-QUÍMICA: Impactos e Desafios na Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.4980Palavras-chave:
PIBID, Ensino de Química, Formação de ProfessoresResumo
Este relato de experiência retrata o processo formativo de futuros professores de Química no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e, principalmente, retrata as marcas deixadas pelo subprojeto PIBID-Química na formação desses bolsistas de iniciação à docência (IDs), bem como os desafios na execução do subprojeto vivenciado durante o contexto da pandemia de COVID-19. Nesse sentido, apresenta-se neste estudo a organização do subprojeto e as atividades realizadas ao longo de seu desenvolvimento, como análise de livro didático, oficinais, debate sobre o novo ensino médio, elaboração de livro paradidático, organização de “lives”, “post” no Instagram, entre outros. Na sequência, analisa-se um questionário (respondido por 13 IDs) e 16 relatórios finais (produzidos por 16 IDs). Nesses documentos constam diferentes marcas deixadas pelo subprojeto PIBID-Química na formação dos IDs, dentre elas destacam-se a compreensão da docência na prática, a criatividade na produção de recursos didáticos e na relação de conteúdos químicos com temáticas sociais. Como desafio maior do subprojeto foi citado pelos IDs a pouca interação desses sujeitos com a escola e as supervisoras do subprojeto, o que se deve ao formato remoto de ensino estabelecido na instituição de ensino superior. O presente estudo se torna oportuno, uma vez que aponta diferentes contribuições do subprojeto para a formação docente e adaptações realizadas pelas coordenadoras, que trazem outras possibilidades de debates e reflexões em torno da ação docente.Downloads
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