CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE TABELA PERIÓDICA

Autores

  • Nycollas Stefanello Vianna Universidade Federal do Rio Grande.
  • Camila Aparecida Tolentino Cicuto Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito
  • Maurícius Selvero Pazinato Instituto de Química/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino de Química, Tabela Periódica.

Resumo

O Objetivo deste trabalho foi identificar as concepções mais recorrentes dos estudantes sobre Tabela Periódica ao longo do Ensino Médio. Para isso, os dados foram coletados por intermédio de um instrumento contendo 27 afirmações organizadas em três categorias, aplicado a 135 estudantes de uma escola pública de um município do interior do estado do RS. As afirmações desse instrumento foram avaliadas por meio da escala de Likert e do nível de certeza dos estudantes ao analisá-las. Os dados obtidos foram avaliados por meio de métodos estatísticos descritivos (análise univariada). Dentre as concepções detectadas, destacam-se algumas ideias alternativas sobre a construção histórica da Tabela Periódica e a necessidade de decorar este instrumento. Apesar disso, percebeu-se que os estudantes reconhecem sua importância para o estudo da Química, bem como a função desse instrumento em fornecer dados importantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nycollas Stefanello Vianna, Universidade Federal do Rio Grande.

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade  Federal do Pampa, campus Dom Pedrito. Mestrando do Programa de Pós Graduação em  Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde  da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.

Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito

Doutora em Ensino de Química pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Dom Pedrito.

Maurícius Selvero Pazinato, Instituto de Química/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Química Licenciatura, mestre e doutor em Educação em Ciências pela UFSM. É professor do Instituto de Química da UFRGS.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Vianna, N. S., Cicuto, C. A. T., & Pazinato, M. S. (2019). CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE TABELA PERIÓDICA. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 49–67. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2031

Edição

Seção

Especial EDEQ