Autódromo Alquímico: O Uso de Jogos no Ensino de Química à Luz da Teoria de Vygotsky e Análise de Conteúdo
Palavras-chave:
Autódromo Alquímico, Teoria de Vygotsky, Análise de Conteúdo.Resumo
Essa comunicação possui o objetivo de analisar um jogo didático intitulado Autódromo Alquímico e como esse tipo de metodologia pode contribuir para o Ensino de Química. A análise foi realizada na perspectiva do método de análise qualitativa, sendo desenvolvida nos moldes do estudo de caso. O Referencial Teórico utilizado é baseado em Vygotsky (2007) e Elkonin (1998). Os colaboradores do trabalho foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Itabuna no estado da Bahia. A obtenção dos dados foi realizada através de análises diagnósticas com perguntas abertas e transcrição de filmagens, sendo tratados com a utilização de ferramentas da análise de conteúdo. Os dados encontrados demonstraram existir uma relação direta entre a aplicação da atividade lúdica e um maior interesse de conhecimentos científicos mesmo após a atividade, ficando evidente que o jogo é o meio e não o fim do processo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Santana, E. M. de. (2017). Autódromo Alquímico: O Uso de Jogos no Ensino de Química à Luz da Teoria de Vygotsky e Análise de Conteúdo. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 128–139. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1306
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.