Utilização do Ludismo Como Instrumento na Recuperação de Conteúdos Ligações Químicas

Autores

  • Kelly Aparecida Ferreira Campos Instituto Federal Goiano
  • Yorrana Marquenis Silva Instituto Federal Goiano
  • Alanna Evellin Alves Ferreira Colégio Estadual Xavier de Almeida
  • Antonio Carlos Chaves Ribeiro Instituto Federal Goiano
  • Cinthia Maria Felicio Instituto Federal Goiano

Palavras-chave:

Atividade lúdica, Recuperação, Ligações químicas.

Resumo

Dificuldades dos estudantes no ensino de química, que ainda é predominantemente tradicional, podem ser observadas na escola básica e necessitam ser superadas. Abordagens mais interativas e que envolvam o protagonismo do aluno podem ser alternativas viáveis e já apresentam bons resultados, pois permitem tomadas de decisões mais autônomas. Neste sentido foi desenvolvido uma proposta com 4 turmas de primeiros anos de um colégio estadual na cidade de Morrinhos – GO e a temática trabalhada foi ligações químicas, assunto escolhido pela professora, para as avaliações de recuperação. Assim, para realizar um estudo contrastando duas abordagens, duas turmas do período matutino, a abordagem trabalhada foi tradicional, já as outras duas, do período vespertino, foi proposto uma atividade lúdica. Esta atividade foi trabalhada por duas alunas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Química, Campus Morrinhos, do Instituto Federal Goiano (IFGoiano). Os resultados destas observações são discutidos, sendo possível algumas reflexões sobre aspectos do ludismo e o processo de ensino aprendizagem em química. Mudanças de postura, maior participação, melhor desempenho dos estudantes e responsabilidade pela própria aprendizagem são alguns dos resultados da aplicação desta atividade que precisam ser considerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Aparecida Ferreira Campos, Instituto Federal Goiano

Alanna Evellin Alves Ferreira3 Antonio Carlos Chaves Ribeiro4 Cinthia Maria Felicio5   3. Supervisora PIBID e professora Colégio Estadual Xavier de Almeida 4 e 5. Docente Instituto Federal Goiano

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Campos, K. A. F., Silva, Y. M., Ferreira, A. E. A., Ribeiro, A. C. C., & Felicio, C. M. (2017). Utilização do Ludismo Como Instrumento na Recuperação de Conteúdos Ligações Químicas. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 140–146. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1307

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa