Utilização do Ludismo Como Instrumento na Recuperação de Conteúdos Ligações Químicas
Palavras-chave:
Atividade lúdica, Recuperação, Ligações químicas.Resumo
Dificuldades dos estudantes no ensino de química, que ainda é predominantemente tradicional, podem ser observadas na escola básica e necessitam ser superadas. Abordagens mais interativas e que envolvam o protagonismo do aluno podem ser alternativas viáveis e já apresentam bons resultados, pois permitem tomadas de decisões mais autônomas. Neste sentido foi desenvolvido uma proposta com 4 turmas de primeiros anos de um colégio estadual na cidade de Morrinhos – GO e a temática trabalhada foi ligações químicas, assunto escolhido pela professora, para as avaliações de recuperação. Assim, para realizar um estudo contrastando duas abordagens, duas turmas do período matutino, a abordagem trabalhada foi tradicional, já as outras duas, do período vespertino, foi proposto uma atividade lúdica. Esta atividade foi trabalhada por duas alunas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Química, Campus Morrinhos, do Instituto Federal Goiano (IFGoiano). Os resultados destas observações são discutidos, sendo possível algumas reflexões sobre aspectos do ludismo e o processo de ensino aprendizagem em química. Mudanças de postura, maior participação, melhor desempenho dos estudantes e responsabilidade pela própria aprendizagem são alguns dos resultados da aplicação desta atividade que precisam ser considerados.Downloads
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Publicado
2017-04-18
Como Citar
Campos, K. A. F., Silva, Y. M., Ferreira, A. E. A., Ribeiro, A. C. C., & Felicio, C. M. (2017). Utilização do Ludismo Como Instrumento na Recuperação de Conteúdos Ligações Químicas. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 140–146. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1307
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
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