Aplicação de Diagramas V de Gowin como Ferramenta de Avaliação de Aprendizagem em Experimentos Realizados com Simulador Virtual

Autores

  • Lucas Vinicius Leite Martoni
  • Letícia Gomes de Melo
  • Sergio Antonio Spinola Machado

Palavras-chave:

Simuladores Virtuais, Diagrama V de Gowin, Gases

Resumo

Em tempos de isolamento social, medida adotada para combater a disseminação do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, as aulas presenciais se tornaram remotas e, dessa forma, para garantir a segurança de todos, necessita-se usar ferramentas passíveis de serem aplicadas a distância. Dessa forma, o presente trabalho traz a aplicação de uma atividade avaliativa sobre o ensino de gases para alunos do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Química da Universidade de São Paulo. A atividade avaliativa foi composta por inicial experimentação com simuladores virtuais e a aprendizagem foi avaliada usando questionários e diagramas de V de Gowin construídos pelos estudantes, utilizando-se da análise qualitativa dos dados. Após aplicar a atividade, foi possível constatar que o uso do simulador permitiu a compreensão submicroscópica do comportamento dos gases e 97% dos alunos relataram que o uso dessa ferramenta facilita a compreensão dos conteúdos abordados. O uso do diagrama V de Gowin, por sua vez, se apresentou como uma ferramenta importante avaliativa, permitindo verificar se a aprendizagem do aluno se deu de forma significativa, o que não foi possível observar através do uso de um questionário, uma forma de avaliação mais tradicional. Por fim, segundo o relato dos alunos, 90% deles afirmam que a atividade facilita a associação de fenômenos do cotidiano com a teoria estudada e 80% deles desejam mais atividades utilizando metodologias de ensino alternativas tais como as que foram empregadas neste trabalho.

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Publicado

2022-06-08

Como Citar

Leite Martoni , L. V., Gomes de Melo , L., & Spinola Machado , S. A. . (2022). Aplicação de Diagramas V de Gowin como Ferramenta de Avaliação de Aprendizagem em Experimentos Realizados com Simulador Virtual. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(1), 101–130. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5025

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química