Um olhar para a formação de professores: mapeamento em artigos científicos

Autores

  • Giovana Aparecida Kafer Universidade Franciscana/ Instituto Federal Farroupilha
  • Denise Kriedte da Costa Universidade Franciscana
  • Aline Grohe Schirmer Pigatto Universidade Franciscana
  • Eleni Bisognin Universidade Franciscana

Palavras-chave:

Professores de química, formação inicial, formação continuada,

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se um mapeamento de artigos relacionados à formação de professores de Química. As produções investigadas foram de revistas nacionais classificadas com Qualis/CAPES A1, A2 e B1 e publicadas no período de 2006 a 2016. A busca com os descritores “formação de professores de Química”, nos títulos dos estudos, propiciou localizar quatorze artigos científicos, que, após analisados, foram classificados em três categorias, conforme seguem: identidade e profissionalização docente (57,14%), formação continuada/TICs (28,57%) e formação inicial/sequência didática (14,29%). A partir das categorias apresentadas os resultados revelam como a formação de professores de Química está sendo discutida no âmbito das pesquisas. A maioria das publicações encontradas, abordaram questões relacionadas a identidade e profissionalização docente. Esta temática vem sendo amplamente discutida e, referem-se a diferentes enfoques inclusos no tema, como: a pesquisa educacional como atividade curricular, contribuição do PIBID na formação, identificação e construção de saberes de argumentação docente e apropriação do discurso em sala de aula. Além destas abordagens, várias outras questões que podem contribuir na formação inicial e continuada dos professores têm sido levantadas e discutidas, como: formação continuada, principalmente aproximando os professores das TICs, modelo de educação pautado em elementos da racionalidade prática e mudanças na matriz curricular dos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Aparecida Kafer, Universidade Franciscana/ Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Ciências Naturais e Matematica (habilitação em química) pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Pós-graduação em Psicopedagogia a nível de Especialização na Faculdade do Vale do Juruena (AJES), mestre em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. É professora da área de Ensino de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santo Augusto.

Denise Kriedte da Costa, Universidade Franciscana

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2014. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2004. Especialista em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1992. É professora, desde 2015, do Centro Universitário Franciscano - que a partir de 2018 transformou-se em Universidade Franciscana (UFN) - no Programa de Pós -Graduação em Ciências e Matemática (PPGECIMAT) em Santa Maria (RS) e do Colégio Marista Champagnat - Porto Alegre (RS), Ensino Médio e assessora da área de Ciências da Natureza.

Aline Grohe Schirmer Pigatto, Universidade Franciscana

Possui graduação em Ciências Biológicas/licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Zootecnia (2001) pela mesma universidade e doutorado em Ciências: Botânica (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É docente na Universidade Franciscana - UFN. Tem experiência na área de Botânica (ênfase em plantas medicinais). Atua também, na área de saúde. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana

É licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria , Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora titular aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria,RS.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Kafer, G. A., Costa, D. K. da, Pigatto, A. G. S., & Bisognin, E. (2019). Um olhar para a formação de professores: mapeamento em artigos científicos. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 96–108. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2005

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.