A Resolução de Problemas articulada ao Ensino de Química

Autores

Palavras-chave:

Resolução de Problemas. Ensino de Química. Categorias de Análise

Resumo

Neste trabalho apresenta-se um recorte de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida em uma turma de primeiro Ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no Município de Caçapava do Sul, RS. Exibe-se como questão de pesquisa: “Como potencializar a aprendizagem na disciplina de Química, através da utilização da metodologia de Resolução de Problemas? Buscando o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem destaca-se os tipos de problemas tratados pela literatura e duas do total de cinco categorias de análise, sendo elas: Etapas da Resolução de Problemas e Discussão das estratégias utilizadas para a Resolução de Problemas, objetivando conhecer, acompanhar e mediar o processo. Foram empregadas estratégias de Resolução de Problemas no sentido de instigar a leitura, pesquisa, investigação, construção coletiva de conhecimento e explicação de resultados obtidos. Utilizou-se da pesquisa qualitativa, os dados foram produzidos por reflexões em diário de bordo, leitura de relatórios e a transcrição de áudios das aulas. A análise dos resultados foi realizada de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin. A partir desta pesquisa, evidenciou-se algumas dificuldades dos estudantes nos aspectos relacionados às diferentes etapas da implementação da proposta e revelou-se potencialidades do uso da Resolução de Problemas, tais como construção conceitual, procedimental e atitudinal dos alunos em relação aos conhecimentos químicos necessários para a solução das tarefas solicitadas e o interesse e preocupação pela Resolução de Problemas sociais que foram elencados, bem como melhora na apresentação oral dos alunos e ampliação de conhecimentos de outras disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Rosa Medeiros, Unipampa

É professora das escolas Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora das Graças,  Mestrado profissional em Ensino de Ciências- UNIPAMPA, Especialista em Educação com ênfase em Gestão Educacional- UFSM, Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha- Urcamp e em Licenciatura em ciências pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Integrante dos Projetos de Pesquisa: Atividades Experimentais Investigativas e Resolução de Problemas na Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências da Natureza; Fundamentos para o emprego da metodologia de Resolução de Problemas na Educação Básica; Atividade Experimental Problematizada (AEP): estrutura teórico-metodológica como estratégia pedagógica qualificadora ao ensino experimental de ciências e do Projeto de Extensão: Resolução de Problemas no Ensino de Ciências-UNIPAMPA. Possui experiência na docência na área de ciências, Biologia, Química e como supervisora do PIBID subprojeto Química- UNIPAMPA, Campus Caçapava do Sul e atualmente é preceptora do Programa Residência Pedagógica da Unipampa.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

É Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Medeiros, D. R., & Goi, M. E. J. (2021). A Resolução de Problemas articulada ao Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 115–135. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2754

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)