Filosofia do Ensino de Ciências e de Química
Palavras-chave:
Ensino de Química, Filosofia da CiênciaResumo
Nesse artigo procuramos argumentar em favor de uma Filosofia do Ensino de Ciências e de Química. O primeiro argumento apresentado é o de que há uma tendência em a área de Ensino de Ciências emprestar da Filosofia da Ciência ilustrações com base no fazer científico. O segundo argumento apresentado tem como pano de fundo um importante debate atual na Filosofia da Ciência em que se discute a natureza do conhecimento científico. Nesse debate, uma das alternativas apresentadas parte de uma ilustração que não tem como ponto de partida conceitual o fazer científico, no caso, as semelhanças de família. Essa ilustração possibilita incluir no Ensino de Ciências mais aspectos na compreensão de processos de ensino e aprendizagem. O terceiro argumento é que o Ensino de Ciências já tem se apropriado de outras filosofias, para além das oferecidas pela FC. Por fim, apresento propostas já existentes de filosofias do ensino de ciências e de química, em que são apresentadas perguntas de natureza filosófica. Finalizo apontando a necessidade de mais estudos de natureza filosófica sobre o Ensino de Ciências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Gois, J. (2019). Filosofia do Ensino de Ciências e de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 5–18. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2349
Edição
Seção
Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.