Energia Nuclear e Direitos Humanos: Uma Análise de Livros Didáticos de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5594Palavras-chave:
Cidadania, Livros Didáticos, Energia ElétricaResumo
A possibilidade de conversão da energia nuclear em energia elétrica envolve muitas facetas, de modo que ainda não há consenso na discussão, mesmo entre especialistas. Dessa forma, acreditamos haver aqui um espaço rico para fomentar na sala de aula debates envolvendo diversos aspectos necessários à formação cidadã: ético, político, econômico, químico etc. Considerando as coleções do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) instrumentos de democratização do conhecimento, o objetivo desta pesquisa foi avaliar como os livros de Química do PNLD de 2018 contribuem para uma Educação baseada nos Direitos Humanos ao trabalhar a temática da energia nuclear. Para isso, através da análise de conteúdo de Bardin, foram investigadas características aprioristas defendidas por Candau, são elas: (1) visão integral dos direitos; (2) educação para o “nunca mais”, (3) formação de sujeitos de direito e atores sociais; (4) empoderamento individual e coletivo. Como resultado, foi observada algumas aproximações com as duas primeiras características pela maioria das coleções, embora tenham sido feitas de modo implícito. Diante dos resultados, podemos afirmar que os livros têm um longo caminho a percorrer na direção de contribuir para uma cultura de direitos humanos que visa à formação para uma cidadania ativa e participativa. Assim, queremos estimular que autores, professores e estudantes aproveitem todos os espaços possíveis para debater os direitos fundamentais de forma a fortalecer uma cultura de direitos humanos, contribuindo com o rompimento do senso comum de que tais direitos visam proteger bandidos.Downloads
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