Componentes Caracterizadores do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Licenciandos em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5628

Palavras-chave:

Conhecimento pedagógico do conteúdo, Prática reflexiva, Modelo hexagonal

Resumo

Este estudo situa-se no campo da formação de professores e tem como foco a construção de uma prática docente mediante o desenvolvimento de conhecimentos de duas fontes distintas: as disciplinas de conhecimentos específicos e as experiências pedagógicas. Tomando como base as teorias de Shulman, investigou-se o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de licenciandos em Química a partir de suas práticas reflexivas na disciplina de Estágio Supervisionado, tangenciando contribuições para a formação inicial. Para isso, analisou-se as reflexões de dois licenciandos do oitavo período do curso de Licenciatura em Química. Os licenciandos demonstram, cada um em seu contexto, mobilizar conhecimentos distintos durante a prática reflexiva, demonstrando possuírem alguns componentes do PCK mais desenvolvidos que outros. Tais considerações corroboram a importância em construir uma prática reflexiva com vistas ao desenvolvimento dos componentes do PCK, possibilitando aos licenciandos, futuros professores, compreenderem sua própria prática mediante a mobilização de distintos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Ana Clara Gonzalez de Souza, Universidade Federal Fluminense

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Natany Dayani de Souza Assai, Universidade Federal Fluminense

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Viviane Arrigo, Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Gonzalez de Souza, A. C., de Souza Assai, N. D., & Arrigo, V. (2024). Componentes Caracterizadores do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Licenciandos em Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(3), 192–213. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5628

Edição

Seção

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química