Relatos de Estágio Supervisionado no Ensino de Química

Autores

  • Isabel Cristina Teixeira da Silva Unipampa
  • Vanessa Fagundes Siqueira Unipampa
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino de Química. Metodologias de Ensino.

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma análise do estágio supervisionado de Regência I que tem por objetivo propiciar ao licenciando o contato com o ambiente escolar através do desenvolvimento de aulas de Química. Assim, este trabalho tem por objetivo mostrar as atividades desenvolvidas e vivenciadas por duas licenciandas e fazer uma reflexão sobre o que foi implementado na Educação Básica. As atividades foram desenvolvidas em duas turmas do primeiro Ano do Ensino Médio, em  duas escolas públicas do município de Caçapava do Sul/RS. A metodologia utilizada tem como pressuposto de investigação a pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados em diário de bordo e foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin (2011) em que emergiram as seguintes categorias de análise: (i) Atividades lúdicas e jogos didáticos; (ii) Experimentação na Educação Básica; (iii) Resolução de Problemas na Educação Básica. A partir dos resultados obtidos percebe-se que houve um envolvimento dos estudantes pela busca em compreender os conceitos abordados, fazer uma relação desses conceitos ao cotidiano, desenvolver o pensamento crítico, bem como uma maior motivação e integração com as atividades tratadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Teixeira da Silva, Unipampa

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Química pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Caçapava do Sul/RS, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Química de abr/2015 à fev/2018. 

Vanessa Fagundes Siqueira, Unipampa

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Química de 2014 à 2018. 

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

É Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Silva, I. C. T. da, Siqueira, V. F., & Goi, M. E. J. (2019). Relatos de Estágio Supervisionado no Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 39–54. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2417

Edição

Seção

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)