Obstáculo Epistemológico na Aprendizagem do Conceito de Viscosidade
Palavras-chave:
Densidade, Concepções Alternativas, Bachelard.Resumo
Em aulas de química, docentes podem se deparar com entraves na aprendizagem de alguns conceitos científicos que podem ser tratados como obstáculos epistemológicos conforme propõe o epistemólogo Gaston Bachelard. Aorigem desses obstáculos são as mais diversas, que vão desde um ensino desvinculado do meio social que privilegia a mimetização de fórmulas e conteúdos, até a interferência de ideias oriundas do senso comum que podem implicar na assimilação de concepções alternativas para alguns conceitos científicos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou identificar possíveis obstáculos ao aprendizado de viscosidade. Apesquisa possui uma abordagem qualitativa caracterizada como bibliográfica, de campo e exploratória realizada com 21 alunos do ensino médio de uma escola de Campo Grande-MS. Foi realizada uma intervenção didática experimental, e posteriormente aplicado aos discentes um questionário para a verificação da compreensão de conceitos que se articulam na explicação sobre viscosidade. Os resultados apontaram que a densidade pode causar incompreensões no aprendizado de viscosidade o que indica a necessidade de uma reflexão de como está sendo abordado o ensino de viscosidade pelos docentes e pelos materiais didáticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Granda, L. P., Maximovitch, M. C., & Faria, A. G. V. (2017). Obstáculo Epistemológico na Aprendizagem do Conceito de Viscosidade. Revista Debates Em Ensino De Química, 1(1), 62–71. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1265
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.