Avaliação da Aprendizagem em Química sob a Perspectiva de Professores na Escola Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.6336

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Ensino de Química, Ensino Médio

Resumo

No ambiente escolar, uma temática bastante controversa é a avaliação da aprendizagem, que predominantemente se baseia na aplicação de provas e exames, visando a aferir o desempenho acadêmico dos alunos por parametrizações numéricas em momentos acadêmicos pontuais. Nessa perspectiva, é importante compreender a evolução da aprendizagem e investigar como os professores têm aplicado a avaliação no chão da escola, a fim de traçar estratégias para uma avaliação mais contínua, holística e integrada. Dessa forma, este trabalho investigou como as avaliações vêm sendo conduzidas por professores de Química, no Ensino Médio em escolas públicas do interior de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas com 47 professores, entre 2018 e 2021, buscando analisar suas concepções sobre a questão, assim como os métodos de avaliação empregados pelos educadores em sala de aula. Os resultados revelaram que, embora os professores tenham consciência sobre a importância de avaliações mais diversificadas, holísticas e integradas ao processo de ensino e aprendizagem, a aplicação de metodologias inovadoras geralmente acaba esbarrando em limitações impostas pelos sistemas de ensino e gestão escolar, uma vez que os exames de ingresso às universidades acabam exercendo forte influência sobre as tendências e escolhas avaliativas para a disciplina de Química no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Alexandre Cavagis, Universidade Federal de São Carlos

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Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Cavagis, A., & Benedetti Filho, E. (2024). Avaliação da Aprendizagem em Química sob a Perspectiva de Professores na Escola Pública. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(3), 134–147. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.6336

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

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