Avaliação da Aprendizagem em Química sob a Perspectiva de Professores na Escola Pública
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.6336Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Ensino de Química, Ensino MédioResumo
No ambiente escolar, uma temática bastante controversa é a avaliação da aprendizagem, que predominantemente se baseia na aplicação de provas e exames, visando a aferir o desempenho acadêmico dos alunos por parametrizações numéricas em momentos acadêmicos pontuais. Nessa perspectiva, é importante compreender a evolução da aprendizagem e investigar como os professores têm aplicado a avaliação no chão da escola, a fim de traçar estratégias para uma avaliação mais contínua, holística e integrada. Dessa forma, este trabalho investigou como as avaliações vêm sendo conduzidas por professores de Química, no Ensino Médio em escolas públicas do interior de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas com 47 professores, entre 2018 e 2021, buscando analisar suas concepções sobre a questão, assim como os métodos de avaliação empregados pelos educadores em sala de aula. Os resultados revelaram que, embora os professores tenham consciência sobre a importância de avaliações mais diversificadas, holísticas e integradas ao processo de ensino e aprendizagem, a aplicação de metodologias inovadoras geralmente acaba esbarrando em limitações impostas pelos sistemas de ensino e gestão escolar, uma vez que os exames de ingresso às universidades acabam exercendo forte influência sobre as tendências e escolhas avaliativas para a disciplina de Química no Ensino Médio.Downloads
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