A utilização de textos de divulgação científica no ensino de Química: um olhar para dissertações e teses brasileiras
Palavras-chave:
Motivação, Interdisciplinaridade, Argumentação, Alfabetização CientíficaResumo
O trabalho aqui apresentado é um recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a potencialidade do uso de Textos de Divulgação Científica (TDC) em contexto formal de ensino. A presente investigação caracteriza-se como de cunho qualitativo exploratório documental, seguindo a organização e delineamento para uma pesquisa bibliográfica proposto por Gil (2002), onde realizou-se uma revisão em Teses e Dissertações brasileiras com o objetivo de identificar trabalhos que apresentam intervenções com o uso de TDC no Ensino de Química e dessa forma visualizar como as mesmas estão sendo desenvolvidas e quais as possíveis contribuições dessa prática. Para tanto, observamos nos trabalhos selecionados as estratégias de leitura empregadas, os níveis de ensino contemplados e os objetivos didáticos pretendidos com o uso desse material. A partir da leitura dos trabalhos selecionados emergiram três categorias referentes aos objetivos didáticos apresentados nos documentos, as quais apontam que a leitura de TDC em sala de aula para além do seu potencial motivacional pode possibilitar a promoção da interdisciplinaridade, da argumentação e da alfabetização científica.Downloads
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