Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura

Autores

Palavras-chave:

Experimentação. Ensino de Química. Educação Básica.

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa em artigos relacionados à Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica com o objetivo de mapear o que está sendo publicado sobre a temática. Para a seleção dos artigos, utilizou-se as publicações no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2011, 2013, 2015 e 2017. As informações coletadas relacionam-se a quatro categorias que emergiram a partir das leituras dos artigos, são elas: (i) Experimentação Investigativa; (ii) Revisão de Literatura sobre Experimentação; (iii) Experimentação na Formação Inicial e Continuada de Professores; (iv) Experimentação no Ensino de Química a partir de Temáticas Específicas. Nesse documento tratar-se-á de duas dessas categorias: Experimentação Investigativa e Revisão de Literatura sobre Experimentação. A análise qualitativa dos trabalhos revelou que 77 artigos tratam de experimentos no Ensino de Química na Educação Básica e permitem levantar algumas características do material implementado, como, a relevância das atividades Experimentais como uma estratégia que pode auxiliar o aluno a ter mais interesse pelo conhecimento científico e a importância da implementação dos experimentos de Química na Educação Básica. Nessa perspectiva, os resultados permitem uma reflexão sobre o uso da Experimentação no Ensino de Química e demonstram como as mesmas estão sendo implementadas no Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Pereira Neves Gonçalves, Unipampa

Raquel Pereira Neves é professora das escolas Estadual de Educação Básica Eduardo Lopes da Rosa e Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Pereira Teixeira no município de Vila Nova do Sul, Mestranda do Mestrado profissional em Ensino de Ciências- UNIPAMPA, Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química - FACINTER, Possui Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Integrante dos Projetos de Pesquisa: Fundamentos para o emprego da metodologia de Resolução de Problemas na Educação Básica; Atividade Experimental Problematizada (AEP): estrutura teórico-metodológica como estratégia pedagógica qualificadora ao ensino experimental de ciências e do Projeto de Extensão: Resolução de Problemas no Ensino de Ciências-UNIPAMPA. Possui experiência na docência na área de ciências, Física, Química. 

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

É Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Gonçalves, R. P. . N., & Goi, M. E. J. (2021). Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 136–152. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2627

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)