Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura

Raquel Pereira Neves Gonçalves, Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo


Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa em artigos relacionados à Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica com o objetivo de mapear o que está sendo publicado sobre a temática. Para a seleção dos artigos, utilizou-se as publicações no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2011, 2013, 2015 e 2017. As informações coletadas relacionam-se a quatro categorias que emergiram a partir das leituras dos artigos, são elas: (i) Experimentação Investigativa; (ii) Revisão de Literatura sobre Experimentação; (iii) Experimentação na Formação Inicial e Continuada de Professores; (iv) Experimentação no Ensino de Química a partir de Temáticas Específicas. Nesse documento tratar-se-á de duas dessas categorias: Experimentação Investigativa e Revisão de Literatura sobre Experimentação. A análise qualitativa dos trabalhos revelou que 77 artigos tratam de experimentos no Ensino de Química na Educação Básica e permitem levantar algumas características do material implementado, como, a relevância das atividades Experimentais como uma estratégia que pode auxiliar o aluno a ter mais interesse pelo conhecimento científico e a importância da implementação dos experimentos de Química na Educação Básica. Nessa perspectiva, os resultados permitem uma reflexão sobre o uso da Experimentação no Ensino de Química e demonstram como as mesmas estão sendo implementadas no Ensino de Ciências.


Palavras-chave


Experimentação. Ensino de Química. Educação Básica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Raquel Pereira Neves Gonçalves, Mara Elisângela Jappe Goi