Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura
Palavras-chave:
Experimentação. Ensino de Química. Educação Básica.Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa em artigos relacionados à Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica com o objetivo de mapear o que está sendo publicado sobre a temática. Para a seleção dos artigos, utilizou-se as publicações no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2011, 2013, 2015 e 2017. As informações coletadas relacionam-se a quatro categorias que emergiram a partir das leituras dos artigos, são elas: (i) Experimentação Investigativa; (ii) Revisão de Literatura sobre Experimentação; (iii) Experimentação na Formação Inicial e Continuada de Professores; (iv) Experimentação no Ensino de Química a partir de Temáticas Específicas. Nesse documento tratar-se-á de duas dessas categorias: Experimentação Investigativa e Revisão de Literatura sobre Experimentação. A análise qualitativa dos trabalhos revelou que 77 artigos tratam de experimentos no Ensino de Química na Educação Básica e permitem levantar algumas características do material implementado, como, a relevância das atividades Experimentais como uma estratégia que pode auxiliar o aluno a ter mais interesse pelo conhecimento científico e a importância da implementação dos experimentos de Química na Educação Básica. Nessa perspectiva, os resultados permitem uma reflexão sobre o uso da Experimentação no Ensino de Química e demonstram como as mesmas estão sendo implementadas no Ensino de Ciências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Gonçalves, R. P. . N., & Goi, M. E. J. (2021). Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 136–152. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2627
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2020 Raquel Pereira Neves Gonçalves, Mara Elisângela Jappe Goi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.